quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Quando dar gorjeta aqui nos Estados Unidos?

Vou falar sobre um assunto que o brasileiro nao gosta muito mas que pode evitar constrangimentos desnecessários: Gorjeta.
Aqui nos Estados Unidos e pratica comum, parte da cultura,  dar gorjeta aos trabalhadores que prestam serviços, como garçons, taxistas, bartenders, atendentes de hotel como carregador de malas, arrumadeira, o atendente da praia,manobrista, ao motorista nos ônibus de excursão, guias, etc..
O brasileiro nao tem o costume de fazer isso mas acho importante salientar que quando voce esta visitando a "casa dos outros" e importante que se siga as regras, ate para que voce receba um serviço melhor.
Lembre-se que boa parte do salario dos trabalhadores na area de serviço e turismo e composta pela gorjeta.
A regra basica e 15% de gorjeta mas se o serviço foi bom e voce se sinta a vontade, e normal dar ate 20% do valor da conta ou serviço em gorjeta.

Enfim, todos os prestadores de serviço esperam receber gorjeta, e agora nos restaurantes eles ja estao ate abordando os clientes que "esqueceram" de acrescentar a gorjeta.

Para ficar mais facil, aqui estão alguns exemplos:

Carregador de mala: U$2 ou U$3 por mala

Embalador de malas no aeroporto: U$2 por mala

Manobrista: U$3 a U$5

Arrumadeira de quarto: U$5 a U$10 por dia

Garçon de 15% a 20% mas a regra geral e 18%

Taxistas 15%

Outros serviços, entre 15% a 20% do valor do serviço


Muito mais que uma obrigação, e uma questão de cortesia e apreciar o trabalho daquele que esta proporcionando sua viagem mais agradável.
Lembre-se que que muitas vezes, a maior parte do salario deles vem da gorjeta.
Portanto, evite passar por situaçoes constrangedoras, sendo abordado por prestadores de serviços na frente dos outros, perguntando se voces nao vao dar gorjeta.




Nenhum comentário: